#dicasdaana com Pimenta Cambuci

Nossa querida Ana Lucia Cândido, consultora gastronômica do Foco na Panela, vai trazer hoje uma receita super fácil, vegana e nutritiva com a Pimenta Cambuci, que foi nossa ingrediente do último desafio.

 

 

 

 

 

Um pouco sobre a Pimenta Cambuci

 

Espécie: Capsicum baccatum var. Pendulum
Origem: Brasil
A Pimenta Cambuci também é conhecida como Chapéu de Frade, Chapéu de Bispo.
Curiosidade: Seu nome Cambuci, deriva do Tupi , e significa pote de água, devido a semelhança entre o formato do fruto com a vasilha em que os índios colocavam a água.
Essa pimenta parece mais um pimentão do que uma pimenta, pois não tem ardência, a mais comum é a verde, mas tem também a vermelha.
A Cambuci é uma pimenta de fácil preparação , pode-se fazer recheada, cozida, refogada, frita, no espetinho com carnes. Também como acompanhamentos de carnes assadas.
Muito fácil de manusear por não ter ardência, como as pimentas mais fortes, como a malagueta, dedo de moça, comari, e tantas outras.

Agora vamos a receitinha com o passo a passo

Pimenta Cambuci recheada com Quinoa

Ingredientes

12 pimentas Cambuci (verdes e vermelhas)
2 xícaras de quinoa cozida (se quiser substituir por quinoa em flocos, umedeça com um fundo na hora do refogado)
1 cenoura pequena cortada em cubinhos bem pequenos ou ralada
2 colheres de sopa de cebola picada
1 dente de alho picadinho
4 castanha do pará picadinhas (pode substituir por nozes)
1 colher de sopa de farinha de pão ralada grosseiramente (ou farinha tipo Panco)
2 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta agosto a gosto

Como fazer:

– Cortar a parte superior das pimentas (como se estivesse tirando uma tampinha) e retirar as sementes;
– Polvilhar o interior com um pouco de sal e deixar viradas para baixo enquanto prepara o recheio;


– Coloque o azeite em uma panela, adicione a cebola e o alho e refogue um pouco. Acrescente a cenoura, tempere com um pouco de sal e refogue por alguns minutos.

 

Acrescente a quinoa cozida (se for em flocos acrescente um pouco de fundo para umedecer), as castanhas e a farinha de pão. Acrescente a salsinha picada e misture bem. Experimente e se desejar acrescente um pouco mais de sal.


– Recheie as pimentas Cambuci, coloque-as num pirex, regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por uns 35 a 40 minutos.

 

Agora é só você se deliciar com essa receita super prática, que pode ser acompanhada por arroz integral ou branco e uma saladinha verde. Escolha um vinho para harmonizar e está pronto esse prato vegano e nutritivo.

 

 

 

 

Mas nossa querida Aninha nos surpreendeu pois tinha feito também uma sobremesa maravilhosa!!!!! Dizem os historiadores que a Banoffee Pie é uma sobremesa de origem Inglesa datada de 1972, em que o seu nome foi construído com a junção das palavras “banana” e “toffee” (que neste caso é o leite condensado cozido na panela de pressão) que ao que muitos sabiam era o doce preferido de Margaret Thatcher.

Equipe do Foco na Panela teve duas experiências gastronômicas maravilhosas! Hummmmmm

Valeu Aninha!!!!! Até a próxima #dicasdaana

 

 

E você pode conferir como foi o nosso desafio gastronômico com os Chefs Sandra Romansini e Tom Nando no delicioso restaurante tailandês Koh Samui!

Deixe um comentário

Saia na frente e deixe o primeiro comentário ;)